Símbolos de Bruxaria

Muitos símbolos estão associados às práticas pagãs de bruxaria, uma das mais antigas da humanidade. Esses símbolos mágicos são utilizados em rituais de magia a fim de auxiliarem na emanação de energia. Diversos símbolos associados às bruxas também são utilizados como amuletos e alguns estão associados a deuses.

Lua Tripla

Simbolos De Bruxaria
Na cultura celta, a "Lua tríplice" ou "Triluna", representa a unidade tal qual a deusa tripla (donzela, mãe a anciã), bem como as fases da lua: crescente, cheia e minguante, associada ao ciclo da vida.

Triplo Círculo

Simbolos De Bruxaria
Também chamada de “Triskle Celta”, o triplo círculo está associado à natureza e aos quatro elementos, sendo utilizado como talismã. Além disso, esse símbolo feminino é usado nos rituais para evocar a deusa tripla (virgem, mãe e velha), que simboliza a mente, o corpo e o espírito.

Heptagrama

Simbolos De Bruxaria
Símbolo mágico, utilizado em muitos rituais de bruxaria, o heptagrama (estrela de sete pontas) representa a harmonia do cosmos, as sete cores do arco-íris, as sete zonas planetárias, partilhando, em grande parte, sua simbologia com o número cabalístico sete.

Pentagrama

Simbolos De Bruxaria
A estrela de cinco pontas é um dos símbolos mais importantes e antigos presentes em muitos rituais de magia de modo que simboliza a união do cosmos, dos quatro elementos (ar, água, fogo e terra) e do espírito. Muitos povos utilizavam o pentagrama como amuleto da sorte.

Pentáculo

Simbolos De Bruxaria
O pentáculo, muitas vezes utilizado como amuleto, é um pentagrama dentro de um círculo, que simboliza a união, a unidade, ou seja, o corpo e o espírito. De tal modo, as cinco pontas do Pentagrama simbolizam os quatro elementos da natureza (ar, água, fogo e terra) e o éter, que representa o espírito.

Cerunos

Simbolos De Bruxaria
Também chamado de "Cernuno" ou "Cernunnos", um dos deuses celtas mais antigos, é representado com orelhas e chifres de um cervo. Deus das florestas e dos animais na tradição neopagã Wicca representa a força do poder masculino, o ciclo da natureza, a morte e o renascimento, sendo reverenciado em diversos rituais.

Deusa Mãe

Simbolos De Bruxaria
Símbolo do poder feminino, na religião Wicca, a Deusa Mãe ou Mãe Terra (Brigida) é a geradora de todas as coisas e possui o Deus Chifrudo, Cerunos, como seu consorte sendo reverenciada em diversos rituais de bruxaria.

Cruz Ansata

Simbolos De Bruxaria
Esse símbolo é uma cruz cuja ponta possui uma forma ovalada, tal qual uma alça, fechada na parte superior vertical. A despeito de ser um símbolo originariamente sagrado egípcio, a cruz ansata ou ankh na religião Wicca, considerada um tipo de bruxaria moderna, inspirada na tradição celta, é utilizado como amuleto, uma vez que simboliza a proteção, a fertilidade, a reencarnação e a imortalidade.
Em outras tradições de bruxaria, os bruxos utilizam da cruz ansata, símbolo a saúde e a fertilidade, nos rituais de feitiçaria. Na alquimia e no ocultismo, simboliza a transformação e representa o caminho da vida.
Fonte: https://www.dicionariodesimbolos.com.br/simbolos-bruxaria/ 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Manual Prático da Wicca  Capa dura Almanaque Wicca 2024: Guia de Magia e Espiritualidade