Os Sabbats



O Mito da Roda do Ano


Em Samhain, o Festival do retorno da morte, os portões dos mundos se abrem e a Deusa transforma-se n Velha Sábia e o Deus é o Rei da Morte que guia as almas perdidas através dos dias escuros de inverno.
Em Yule, a escuridão reina como se estivéssemos no caldeirão da Deusa. Assim, o Rei das Sombras Transforma-se na Criança da Promessa, o Filho do Sol, que deverá nascer para restaurar a natureza.
Em Imbolc, a luz cresce, o Deus nascido em Yule se manifesta com todo o seu vigor, e a Criança da Promessa cresce com a vitalidade e é festejada, pois os dias tornam-se visivelmente mais longos e renova-se a esperança.
Em Ostara, luz e sombras são equilibradas. A luz da vida se eleva e o Deus quebra as correntes do inverno. A Deusa é a virgem e o Deus renascido é jovem e vigoroso. O amor sagrado da Deusa e do Deus é a promessa do crescimento e da fertilidade.
Em Beltane, a Deusa se transforma em um lindo Cervo Branco e o jovem Deus é o Caçador Alado. Ao ser perseguida pela floresta, o Cervo Branco se transforma em uma linda mulher, e assim eles se unem e a sua paixão sustenta o mundo.
Chega então Litha. A Deusa é a rainha do verão e o Deus, um homem de extrema força e virilidade. O sol começa a minguar e o Deus começa a seguir rumo ao País de Verão. A Deusa é pura satisfação e mostra isso através das folhas verdes e das lindas flores do verão.
Em Lammas, da á luz, e o Deus novamente morre pela Deusa. A Deusa  precisa de sua energia de vida para que a vida possa crescer e prosseguir. O Deus se sacrifica para que a humanidade seja nutrida, mas através do grão ele renasce. No ápice de sua abundância, ele retorna através dela.
Em Mabon, as luzes e as trevas se equilibram novamente;porém o Sol começa a minguar mais rapidamente. O Deus torna-se então o Ancião, o Senhor das Sombras.
Chega novamente Samhain e então o ciclo recomeça, e assim tudo retorna á Deusa.

Sabbats Maiores – Samhain(morte), Imbolc (Crescimento), Beltane (Casamento) e Lammas (Sacrifício).
Sabbats Menores – Yule (Inverno), Ostara (Primavera), Litha (Verão) e Mabon (Outono).

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Manual Prático da Wicca  Capa dura Almanaque Wicca 2024: Guia de Magia e Espiritualidade