O que fazer para se tornar um(a) bruxo(a) Wicca?


(Escrito por Viviane Lopes, ao reproduzir dê os devidos créditos)

Bom dia!
Há muitos anos trilho os caminhos da Arte e a pergunta que eu mais recebo é:
“O que eu posso fazer para me tornar um(a) bruxo(a) Wicca?”

Eu sempre respondo da mesma forma: se você quer ser wiccan tem que LER MUITO. Estudar muito para entender as origens e dogmas da religião. Porém, as pessoas acham que eu estou sendo “curta e grossa” e procuram outros meios mais fáceis de entrarem no mundo da magia. É nesse meio que entram os charlatões, que cobram absurdos para fazer iniciações e justamente estas pessoas é que caem nos golpes.

Bom, vou explicar aqui porque você tem que ler sobre Wicca e Paganismo.
A Wicca é uma religião relativamente nova aqui no Brasil. Eu, pelo menos, tive conhecimento sobre Wicca por volta de 1996 e acredito que pouquíssimas pessoas já sabiam da existência desta religião aqui no nosso país, visto que os livros eram muito difíceis de serem encontrados e não havia internet para divulgação, ao contrário de hoje em dia, que está uma verdadeira bagunça em minha opinião.

Com base nisso, podemos concluir que a Wicca até então, é praticamente desconhecida, porque com essa divulgação toda e essa mistura de informações, as pessoas se confundem e acabam fazendo uma desordem sem tamanho. Tenho visto muito por aí pessoas que se dizem bruxos(as) wiccans mas são devotos de santos. Isso é totalmente incompatível, como já foi falado várias vezes, mas mesmo assim, se difunde uma nova mistura de religiões, que mais parece uma salada-mista do que uma religião propriamente dita. Aliás, isso pra mim passa longe de religião.

Então vamos ao ponto principal: Por que estudar sobre Wicca? Por que é tão necessário ler a respeito?
A resposta é simples.
A Wicca não nos foi ensinada quando éramos crianças. Nós crescemos num país em que predomina a religião cristã e a bíblia sempre foi ponto de estudo, tanto em casa como na escola. Nós crescemos rezando ave-maria e pai-nosso, estudando catecismo e indo à missa todo domingo e aprendendo como Jesus foi um exemplo de humanidade. Aprendemos como Moisés obteve os dez mandamentos na montanha sagrada e que não teve coragem de olhar quando Deus passou por ele. Aprendemos que Deus destruiu Sodoma e Gomorra porque as duas cidades estavam mergulhadas em pecado e que Sara, ao olhar para trás foi transformada em estátua de sal, nos fazendo acreditar que o pecado fica pra trás através do arrependimento e que mesmo se seguir os caminhos de Deus a vida toda como Moisés fez, ele ainda nos pune como fez com o próprio Moisés, que andou 40 anos no deserto e no último momento não pôde entrar em Canaã porque bateu o cajado duas vezes na pedra ao invés de uma. Em contrapartida, dois ladrões que viveram a vida toda no crime, ao serem crucificados ao lado de Jesus receberam o perdão e foram para o céu. Contraditório, não?

Viram como é familiar? Todos nós sabemos disso.
Mas o que sabemos sobre Wicca? Sobre paganismo e sobre bruxas?

Sabemos o que aprendemos também na infância: que as bruxas são malvadas e cozinham criancinhas no caldeirão. Que tem pacto com o demônio e se transformam em criaturas horripilantes nas noites de lua cheia.
Infelizmente é essa a imagem que temos.

Na cultura cristã, tudo que é diferente de Deus, Maria e Jesus, é visto como coisa do mal. As pessoas não estão abertas ao desconhecido, preferem ignorar e julgar. Quantas vezes eu mesma já ouvi que tenho pacto com o demônio? E eu nem acredito nele, isso é um conceito cristão! Por isso muitas famílias vêem com maus olhos as religiões neopagãs, porque não as conhecem e ao invés de procurar conhecer, simplesmente julgam porque não é “coisa de Deus”.  Por estes e outros pensamentos é que teve a santa inquisição. Era melhor exterminar do que tentar entender o desconhecido.

Estão entendendo onde quero chegar?
O que se sabe sobre paganismo? Nada! As pessoas não sabem porque não foi ensinado na infância que o paganismo era praticado em harmonia com a natureza e com os deuses antigos. Quando muito, nos livros de história, temos registros de civilizações gregas e egípcias, somente por fato histórico, porque os monumentos ainda existem por resistirem ao tempo e está claro que houve um tempo em que os deuses eram venerados. Infelizmente existem aqueles que acham que tudo é lenda.

É necessário que se leia muito para entender as origens do paganismo. Como se tornou religião, como era praticado e que significado tem os rituais. Não basta assistir Harry Potter e Jovens Bruxas e sair dizendo que quer ser wiccan pra fazer feitiços. Este é outro ponto comum também. A grande maioria quer aprender a fazer feitiços. Querem feitiços pra arranjar namorado, pra ganhar na megasena e muitas outras coisas absurdas que eu tenho até vergonha de mencionar, de tanta besteira que eu vejo.  Os feitiços existem sim, porém, não é da forma que a maioria pensa. Além disso, os propósitos dos feitiços são mais nobres.

Antes de querer se tornar wiccan deve ser pensado que não se trata de uma modinha ou estilo de vida, como muitos pregam por aí. Trata-se de uma RELIGIÃO e deve ser levada a sério. Nós não estamos aqui brincando de bruxinhas felizes dançando em volta do caldeirão. Nós estamos aqui fazendo uma coisa séria, levando nossa fé a sério e sendo criticadas sem sermos compreendidas. Já me disseram uma vez que o pastor falou que na Wicca se sacrifica pessoas e animais e que é pra tomar cuidado e que eu estou sendo manipulada pelo demônio. Sabe o que eu respondi: ok, então venha até o meu quintal e veja se tem alguém enterrado aqui! Simples!
Também já ouvi falar que a imagem de Buda é a representação do mal, que a maçonaria é culto ao demônio e que espiritismo é uma forma de possessão do mal. Tudo absurdo! Tudo palavras de gente que não tem um pingo de conhecimento! Gente que nunca leu um livro sobre religiões e penso que talvez só tenha lido algum livro na vida porque a professora o passou como matéria de prova, e mesmo assim, pegou o resumo porque era mais fácil.

A Wicca é uma religião que tem como dogma principal o respeito à vida! Não existem sacrifícios, não existem bebedores de sangue e coisas desse tipo.
Nós não saímos por aí difamando religiões simplesmente porque não as conhecemos. Ao contrário, quando nos deparamos com uma religião que não conhecemos bem, a primeira coisa que fazemos é procurar um livro que fale a respeito para ler e conhecer, desta forma teremos conhecimento suficiente para argumentar.

Como eu já disse antes e volto a dizer: quando você muda de religião você tem que estar ciente de que tudo vai mudar. Suas crenças e modo de ver as coisas serão diferentes. Já dei comparações muito simples aqui de coisas que vemos no dia-a-dia, que são pessoas católicas que se tornam evangélicas. Elas se desfazem das imagens de santo, dos terços, das medalhinhas e etc. porque isso não pertence à nova fé.  Isto é fato.
Então, pra se tornar wiccan é a mesma coisa. Você tem que adquirir novos hábitos, nova consciência do que faz e acumular conhecimento. Tudo o que foi aprendido não será esquecido e sim, acrescentado. Não é preciso ignorar e discriminar as outras pessoas por serem de outra religião. É preciso compreender e estudar muito antes de tomar qualquer decisão que seja. E é claro, não misturar religiões. Não existe Wicca-cristã. Não existe esse negócio de ser bruxa ir à missa.
Se você fica com medo nos rituais e reza o pai-nosso porque tem medo do demônio, então você não é wiccan porque o cristianismo está enraizado em você. É preciso abrir a mente para a nova religião. Enquanto existirem “pseudo-bruxos” nós vamos continuar sendo desrespeitados, justamente por causa de pessoas que não sabem o que estão fazendo.

Eu fico impressionada como as pessoas não têm o hábito da leitura! No blog Wicca Ipatinga tem inúmeros textos sobre esse assunto, mas as pessoas insistem em repetir as mesmas perguntas. Eu criei o programa da rádio para que fique mais fácil o entendimento, mas mesmo assim, continuam as dúvidas. O quê? Eu estou sendo grossa? Não, você é quem não está lendo! Ou está lendo, mas não está entendendo absolutamente nada!
A partir do momento que o hábito da leitura fizer parte da sua vida, todo um mundo novo se abrirá. E não falo só de Wicca não, falo de todos os livros, de qualquer assunto. Vamos deixar a preguiça de lado e começar a tomar atitudes saudáveis. Se você leu este texto até aqui já é um bom começo.

Comece refletindo o que você realmente espera em uma religião. Depois o que vier em seguida fluirá naturalmente.

Bênçãos plenas.
Viviane Lopes


Caro leitor, seus comentários nos ajudam a melhorar a qualidade dos escritos, bem como, são a mola motivacional para criação dos próximos. Ainda, se gostou deste artigo, indique para seus amigos.


22 comentários:

  1. olá Mirellaeu gostei eu gostara de aprender a wicca e ter os conhecimentos de um guardião wicca e aprender gostei obrigado

    ResponderExcluir
  2. Gostei muito do que você disse! Sou uma iniciante e estou descobrindo o meu caminho através da leitura e do compartilhamento de idéias em grupos nas redes sociais. Mas acredito que boa parte dessa "confusão" toda se deve ao bombardeamento constante de informações complicadas e sem embasamento real do assunto. Posso afirmar, eh muito difícil para um iniciante separar o joio do trigo... Em que acreditar? O que levar a sério e tomar como "Norte" para essa caminhada de conhecimentos...? Obrigada 🔮🌹

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Patrícia, obrigada por sua observação. A permanente reflexão, possibilitará uma análise mais complexa do ofício, onde estabelecer uma relação crítica com o “saber experiencial,” é essencial para a construção da identidade na “Arte”.

      Excluir
  3. Gostei muito do q vc escreveu e estou pensando e ser da religião...

    ResponderExcluir
  4. Estou estudando e lendo bastante mais ou menos 2meses e posso dizer q estou amando saber sobre essa religião, fora fato q me ajudou a criar hábito de ler pq já tinha até esquecido oq era pegar em um livro não por preguiça mas pq sempre deixa pra depois mas agora estou retomando a leitura na minha vida e futuramente posso dizer q faço parte da Arte.

    ResponderExcluir
  5. Meu nome é Larissa e sou menor de idade, descobri essa religião a pouco tempo e estou a cada dia gostando mais dessa religião. Quero muito poder segui-la com toda a fé que tenho nela.

    ResponderExcluir
  6. Gostei e admiro seu trabalhos ,as vezes penso muito cada vez mais apreender me ajuda muito e enfrentar os que me fazem mal ,atualmente quero me empenha me torna seguidor Deusa Wicca e fazer tudo para ser o melhor de mim

    ResponderExcluir
  7. ooi, eu tenho um forte desejo em descobrir o oculto
    paixão quando leio sobre paganismo
    e o que eu queria era estudar magia da natureza
    buscar o conhecimento da vida
    ler pra mim não seria nenhum problema
    mas você pode me ajudar sobre o que é bom pra mim ler pra começar a iniciar ?

    ResponderExcluir
  8. Muito bom, adorei o texto e tudo o que tenho lido até agora no site. Eu tenho muito interesse sobre tudo isso, estou começando a jornada dos estudos e da leitura, ainda me sinto meio perdida pq como dizem no texto a gente cresce mesmo com o cristianismo enraizado, mas estou me desprendendo a cada dia. Eu gostaria de aprender mais, entrar em contato com pessoas.. é tudo muito fascinante!

    ResponderExcluir
  9. Gostei bastante do seu post, entendi perfeitamente oq vc quis dizer! Há muito tempo venho presenciando coisas intuitivas e sobrenaturais, quero muito fazer parte dessa religião, é lindo o que as bruxas fazem, pelo bem!!! Obrigada <3

    ResponderExcluir
  10. Exato, concordo com tudo, respeito a cima de tudo, no mundo em que vivo, poucos respeitam e eu gostava que houvesse mais respeito entre todos!

    ResponderExcluir
  11. Obrigada por fazerme intender um pouco mais

    ResponderExcluir
  12. ola Mirella Salem, sou Momusca, estou em um grupo ensinanamentos sobre Wiccans,fiz meu segundo circulo magico de proteção cerimonial. sabbath, me senti muito bem, consegue me conectar com a Deusa, amei seu texto muito rico e esclarecedor,pra mim que estou na caminhada, talvez eu seja uma bruxa solitaria, e sim estudarei bastante para ter um aprendizado melhor e doar o meu melhor em ser Wiccans...Blessed be

    ResponderExcluir
  13. Olá
    Achei o teu Blog, que é simplesmente maravilhoso, já aprendi muita coisa aqui e pretendo aprender muito mais, obrigada por nos disponibilizar todo esse conhecimento.
    Parabéns =)

    ResponderExcluir
  14. Gostei muito do texto , é bem esclarecedor e motivador para aqueles que tem preguiça de ler ,a leitura faz parte em todas as áreas de nossas vidas

    ResponderExcluir
  15. Muito esclarecedor o texto, a realidade foi exposta nua e crua, como devem ser ditas as mais profundas verdades universais. Muito bem escrito e me parece bem confiável. Não sou adepta de religião alguma, mas sempre respeito as diversas formas de conexão com o todo, que o homem busca, cada qual a seu modo peculiar. Quanto a leitura, considero ser o único caminho para descobrir a si mesmo.
    Parabéns pelo texto e pelo contexto.

    ResponderExcluir
  16. Adorei o seu texto,estou comecando agora. Primeiramente, procurando livros certos, para que eu possa estudar e entender passo a passo,Alguns dissem que em um ano vc pode iniciar, duvido. Ha tanto que estudar, estou amando!!!

    ResponderExcluir
  17. Gostaria de saber se é preciso ser vegetariana para praticar a religião

    ResponderExcluir
  18. Gostei muito do argumento...otimo resumo...estou estudando bastante antes da decisão final...e esse texto me ajudou muito ... quero me prepara para mim acostuma o mais rápido possível com os hábitos q irão mudar bastante

    ResponderExcluir

Manual Prático da Wicca  Capa dura Almanaque Wicca 2024: Guia de Magia e Espiritualidade